RETROSPECTIVA TRAZ HOPPER EM PARIS!

/
0 Comments

Hopper e Canaletto, duas exposições imperdíveis em Paris


Ainda não tinha tido tempo de falar de duas exposições incríveis que estão acontecendo em Paris nesse momento e que infelizmente terminam agora em janeiro:

Edward Hopper (1882-1967), no Grand Palais, até o dia 28 de janeiro de 2013


Esse artista é um ícone do realismo americano e sua exposição em Paris (que é na verdade uma retrospectiva bem completa da sua grande carreira) está sendo um imenso sucesso! Foi muito trabalhoso organizá-la, pois as principais obras geralmente nunca são emprestadas, mas eles conseguiram reunir pela primeira vez essa coleção impressionante: 160 telas, aquarelas e gravuras.

Suas pinturas falam de seu tempo, sempre com um toque de simplicidade. Mas a sua marca mesmo é a solidão é o silêncio. Duas palavrinhas mágicas sobre a obra dele, facilmente reconhecível.

Hotel Room (1939)

 Morning Sun (1952)

Summertime (1943)

Eu tinha visto algumas obras dele em Madri no museu Thyssen-Bornemosza e adorei conhecer um pouco mais do seu universo, mas confesso que não virei lá muito fã... Talvez seja justamente essa solidão e esse silêncio do qual tanto falam que me incomoda...Além disso, de perto, não gostei da expressão dos rostos (os olhos dos personagens são vazios, isso me incomodou muito!), apesar de ter gostado da composição.

Preferi esse, com mais movimento e representando quase um diálogo.

Seu Auto-Retrato.

Mas o que eu gostei mesmo foi que no início da sua carreira ele adorava pintar ao ar livre... Porém depois decidiu criar somente em atelier. Ele teria dito que algo como "somente face a si mesmo em um lugar isolado que vamos ao mais profundo de nós mesmos".

Canaletto e Guardi no museu Jacquemart-André, até 21 de janeiro de 2013


 Desta vez as obras desses dois mestres que tão bem imortalizaram Veneza! Confesso que minha preferência continua para Canaletto, esse gênio da perspectiva e seu olhar fotográfico do século XVIII e das cidades por onde passou. Mas Veneza foi seu tema preferido e o mais esmiuçado! Praticamente cada cantinho da Sereníssima foi pintado por ele, e hoje podemos notar que pouca coisa mudou desde então... Adoro as cores de suas pinturas, a arquitetura e a vivacidade dos personagens.
A exposição é composta por cerca de 60 obras maiores dos dois artistas.


Gostou? Talvez você também goste da exposição sobre o Impressionismo e a Moda, no Museu d'Orsay. Ela também termina em breve!!!

Salvador Dali (até o dia 25 de março 2013), no Centro George Pompidou
Marc Chagall (a partir de 21 de fevereiro), no Museu du Luxembourg


You may also like

Nenhum comentário :

Contact

lagoander@gmail.com

Lide Multimidia

Tecnologia do Blogger.

Open Studio

Search