FOTOGRAFIA - BRUCE WEBER

/
0 Comments




bruce-weber5.jpg
“Gosto de qualquer beleza natural”, diz o fotógrafo Bruce Weber. Na ativa desde a década de 60, Weber recebe, muitas vezes, o rótulo de “fotógrafo do homoerotismo” – ele vai bem além disso.
Nascido, em 1946, na área rural de Greensburg, Pensilvânia (Estados Unidos), Bruce Weber trilhou as veredas artísticas desde cedo. Estudou teatro por um tempo em uma universidade de Ohio, mas mudou logo para o curso de cinema da Universidade de Nova York.
Graças à ajuda da, também fotógrafa, Diane Arbus, Bruce Weber foi introduzido em uma escola defotografia onde passou a estudar e a realizar alguns trabalhos na década de 60. A primeira exibição solo de seus trabalhos aconteceu em 74 na galeria Razor em Nova York.
bruce-weber.jpg
Ainda durante a década de 70, Weber começou seus trabalhos fotografando anúncios comerciais e campanhas para Ralph Lauren e Calvin Klein. Recebe os louros do mundo fashion desde então.
bruce-weber11.jpg
Seus trabalhos já apareceram em diversas revistas como Vanity Fair, Vogue America, Vogue Itália, Interview, GQ, entre muitas outras.
Mais de 15 livros com os trabalhos de Bruce Weber já foram lançados. Algumas fotografias suas estão em exposição permanente em museus e galerias como o Museu de Arte Moderna de Paris.
Além de fotografias, Weber realiza filmes, como o documentário “Let’s Get Lost” (1988) sobre o trompetista Chet Baker e o curta, de 2007, “Wine and Cupcakes”.
bruce-weber8.jpg
Durante uma entrevista cedida à Folha de S. Paulo, em 2007, perguntaram a Bruce o que ele achava da fotografia de moda atual, ao que ele respondeu:
Ainda faço fotos e anúncios de moda, mas estou sempre focado nas pessoas. As roupas não me interessam, porém acho que registrá-las pode ajudar a documentar e entender os hábitos de uma época.
bruce-weber2.jpg
Na mesma entrevista, o repórter lhe perguntou o que achava do fato de que suas fotos eram frequentemente classificadas como homoeróticas e Bruce disse:
Fotografo muitos homens, alguns deles bastante atléticos e bonitos. Algumas imagens têm elementos sexuais. Outras são tão doces quanto podem ser, mostram homens em atitude fraternal. A tensão sexual pode estar no olhar de quem vê. Quanto aos anúncios, como os da Calvin Klein, são sensuais e viraram parâmetros para um certo tipo de publicidade fashion. O fato é que detesto rótulos. Fotografo crianças, velhos, animais. Não procuro modelos que fazem plásticas, injetam botox. Gosto de qualquer beleza natural.
bruce-weber6.jpg
bruce-weber7.jpg
Em seu novo site, podemos ver que além do elemento homoerótico, Bruce Weber carrega tantos outros em suas fotografias que captam a beleza de diferentes formas. Veja abaixo outros ensaios de Weber.










You may also like

Nenhum comentário :

Contact

lagoander@gmail.com

Lide Multimidia

Tecnologia do Blogger.

Open Studio

Search