LAGOSPACE ENTREVISTA ZAÉ JUNIOR DO BLOG LIVRE E SUSTENTÁVEL

/
3 Comments



Com fotos ousadas e idéias polemicas que colocam o trabalho como ponto central da destruição ambiental, Zaé é desses jovens que criam sua propria sociedade alternativa dentro dessa imensa galaxia de cabeças pensantes que é a Internet. Vem comigo, e Zaé irá nos contar um pouco, o que mudou em sua vida de 2013 até aqui!


O que é ser livre e sustentável?

LIVRE - Usar seu direito de contestar as regras sociais, a mídia, a publicidade. Se negar ao senso comum. Buscar um formato que você acredita de verdade.

SUSTENTÁVEL - Viver de forma que tenhamos o minimo de necessidades possível. O mínimo de interferência nos recursos naturais.

Desde quando você mudou seu estilo de vida e o que te levou a isto?

Sou assim desde criança, sempre disse que faria algo. Dizia que iria salvar as baleias com o Greenpeace(risos). Queria fazer algo, mas não sabia o que. Eu ainda tinha vergonha do que iriam dizer. O trabalho e o status social faz parte do grande tabu moderno. Temos medo de não parecermos bem sucedidos. Isso é muito limitador.

Qual a diferença do post que publiquei com fotos sensuais de um ano atrás com este de hoje?

No outro ensaio eu já estava vivendo sem grana, de forma muito simples. Mas ainda não tinha exposto isso na Internet. Hoje todo mundo sabe como eu vivo. É muito bom dividir essa experiencia. Muita gente se identifica. Já era feliz sendo assim, mas hoje eu passo a ideia adiante, então é sensacional!













Você sente preconceitos por não trabalhar?

Eu me preparei pra tudo. Achei que as pessoas iriam achar um absurdo. Vivemos o culto total da posição social. Seria normal. Mas percebi que a maioria das pessoas estão na mesma situação. Entediados com tanta cafonice burguesa, com expectativas que não são nossas.

Um cara bonito que poderia estar fazendo sucesso como modelo - dentro deste contexto, a exposição do seu corpo é uma arma para defender seus princípios?

Minhas fotos chamam atenção, porque o mundo é regido pelas relações do trabalho. Ninguém tiraria fotos assim sem sofrer algum tipo de crítica social. Mas o que me faz livre é poder imprimir qualquer conceito, trazer qualquer elemento pra minha vida. Não posso negar que muita gente vem no meu blog por causa das minhas fotos, não vejo problema nisso.



Porque o trabalho é a grande causa dos males modernos?

Acredito que o trabalho seja o grande dogma atual. Precisamos ser bem sucedidos a qualquer custo e me assusta até onde as pessoas podem ir pra manter as aparências. Inventaram necessidades para que as pessoas trabalhem mais. Ninguém mais lava fraldas, a descartável virou regra. Por que? Precisamos ter carro, precisamos viajar. Ninguém mais questiona. Porque é mais fácil, calar a boca trabalhar e fazer o jogo do sistema. Mas esses benefícios não voltam pra você. Seu sacrifício serve para enriquecer gente grande. Se você parasse de trabalhar, incomodaria muita gente. Isso mudaria tudo! o preço do aluguel, a especulação imobiliária, os ricos íam se desdobrar para manter seu padrão, teriam que ceder á simplicidade. Parar de trabalhar é revolucionário!


Como é a sua relação com os alimentos e os produtos industrializados? Você vai ao mercado?

Alimentos - Eu como o que for oferecido. Meu protesto me impede de escolher coisas. Hoje vivo com meus pais, tenho sorte que eles se preocupam com a alimentação, e nossa mesa é bem variada com legumes, frutas e fígado de boi duas vezes por semana. Temos essa cultura de ver o valor nutricional de tudo. Sou privilegiado. Mas ainda tenho planos de ser vegano e crudífero. Mas isso é gradativo. Carne é uma discussão crucial para saúde e o meio ambiente.

No Brasil, tudo isto é muito novo. Vc acredita que as pessoas serão mais conscientes no futuro?

Todo mundo está cansado de tudo. Mas querem que alguém comece a falar. Comece a dar um exemplo. As pessoas não tem auto estima suficiente pra contestar. A maioria espera que um pequena multidão comece a fazer algo para entar no meio. Infelizmente as coisas são assim. Então, pessoas corajosas precisam de unir suas forças que o resto vem atrás!

Como é a sua rotina diária?

Meu dia ultimamente se baseia em ajudar meus pais, pesquisar coisas na Internet - Tenho aprendido muito conversando com pessoas cultas e isso me motiva cada vez mais, Experimento, tendo ideias e treinando em casa, Continuo malhando e achando substituições caseiras para tudo. Cada dia me liberta um pouco mais de todas as amarras, dogmas e quaisquer atrasos existenciais. O prazer de fazer uma longa caminhada com meu pai , passar horas conversando com minha mãe ou ter tempo de ler um livro é uma coisa mágica. Às vezes, eu penso: As pessoas estão perdendo isso tudo!

O que espera do futuro?

As pessoas acham estranho envelhecer sem dinheiro porque estão condicionadas a um modelo de vida dos comerciais de margarina. Aquelas pessoas não são necessariamente felizes. Meus avós nunca me deram um lapis, não por falta de condições, mas porque eles eram de uma geração onde as pessoas não enchiam os netos de presentes. Eu os amava demais. Eu gostava da presença deles, das histórias, pareciam seres místicos. A vida é uma coisa fluída, quando eu não for mais útil pra nada, alguém com certeza vai cuidar de mim . Eu faria e já fiz isso. Ninguém está imune ao abandono, então crie laços de amor, não de favores.














Gostou? Quer saber mais sobre a vida do Zaé e suas experiências? Acesse seu blog - livreesustentavel.blogspot.com.br





You may also like

3 comentários :

  1. Perfeita a ideia e motivação do Zae, me identifico muito com suas ideias e ideais.
    Além de ser uma pessoa culta e nobre, sim nobre, pois seu modo de vida só reflete nobreza, é um homem bonito e sensivel.

    Parabéns e continue assim, sempre inovando e nos incentivando.

    ResponderExcluir
  2. Estilo de vida de muita determinação e coragem. Belo exemplo Zaé. Sucesso.

    ResponderExcluir

Contact

lagoander@gmail.com

Lide Multimidia

Tecnologia do Blogger.

Open Studio

Search