CADERNO DE VIAGEM

/
0 Comments


Caderno de viagem: Paris
Edição # 3 : Festa da Música (Fête de la Musique)
Enquanto o friozinho do inverno chega por aqui, o Hemisfério Norte se prepara para a chegada de mais um verão — e os europeus sabem comemorar como ninguém a chegada dessa estação. Também não é pra menos, já que os mal-acostumados somos nós que temos temperatura amena o ano inteiro — em grande parte da Europa o calorzinho é quase raro e muito bem-vindo depois de meses de céu cinza e dias frios.

Por lá, o dia 21 de junho, o chamado solstício de verão (data em que a estação começa oficialmente do lado de cima do globo), é tradicionalmente uma data de comemoração, e isso há milhares de anos. Mas desde de 1982, essa comemoração ganhou um nível ainda maior : foi neste ano em que Jack Lang, então Ministro da Cultura na França, criou a Fête de la Musique (“Festa da Música”), marcando para sempre a data no calendário cultural europeu.
E o que acontece nessa festa? Na noite de 21 de junho, todas as cidades francesas abrem os braços para a música e Paris é, claro, o maior dos palcos pra este espetáculo. Cantores, bandas, instrumentistas, profissionais e amadores, de todos os ritmos, raças e origens, tomam conta das ruas da cidade (literalmente) e em cada esquina, em cada ruela, em cada estação de metrô, em cada bar; nesta noite, a música vem de todos os lados. Imagine só: passear numa noite quente de Paris, e poder ouvir, no meio da rua, milhares de tipos de música. Um sonho, que deixa qualquer um de boca aberta, extasiado, maravilhado.

E é claro que não pára por aí: shows são organizados por todos os lados e por quase todos os estabelecimentos, lojas, restaurantes. Por exemplo, na Festa da Música do ano passado, vi a Orquestra Nacional da França tocando no Museu d’Orsay (na minha opinião o museu mais lindo de Paris). A maioria dos grandes museus aliás promovem esse tipo de espetáculo, inclusive o Louvre. A dica é chegar cedo e ficar bem esperto na programação, pra não perder nada ! O legal é selecionar algumas apresentações mas também ter um tempo pra poder andar perdido nas ruas e se deixar surpreender. Agora o melhor de tudo isso (se é que ainda pode ser melhor): tudo, obviamente, de graça!

A Fête de la Musique se tornou uma das maiores manifestações populares na França, e a ideia foi exportada para vários países da Europa. Até nós brazucas temos nossa Virada Cultural, inspirada pela maior das festas européias (só que infelizmente a nossa ainda tem muito feijão com arroz pra comer, que pena…)
Se você tem viagem marcada pra Paris dentro do próximo mês, não perca por nada essa festa — ver a Cidade Luz assim, numa explosão de música e vida é uma experiência que fica na memória pra sempre…


You may also like

Nenhum comentário :

Contact

lagoander@gmail.com

Lide Multimidia

Tecnologia do Blogger.

Open Studio

Search